Injustiça! Todos nós gresmistas estamos com esse sentimento engasgado, encrustado, machucando por dentro como uma ferida aberta. Óbvio que estamos presenciando mais uma vez nossa instituição ser usada como “bode espiatório” pela justiça desportiva do centro do país. Mas precisamos analisar o contexto. Compreendemos que estamos sendo punidos por erros que são cometidos por torcedores de tantos outros clubes desse país. Mas nós também cometemos tais erros. Tá! Mas foram três ou quatro! Mentira! ... Mas foi só a geral (que por sinal esta cheia de problemas também). Errado! Que esse incidente trágico faça com que reflitamos e, mais uma vez, sejamos pioneiros em nosso país (como já fomos com os jingles na torcida, avalanche e outras tantas atitudes de épocas passadas) com uma mudança completa de atitude de torcida. Temos um estádio de primeiro mundo, espelhemos então nosso comportamento com o de lá. Todos nós que vamos ao estádio temos discernimento suficiente para entender quando um jogador simula uma falta, faz “cera”, provoca o adversário, enfim, percebemos quando tem atitudes anti-desportivas acontecendo. Devemos vaiar este tipo de atitude, mesmo quando for para com jogadores do Grêmio. Devemos também aplaudir e valorizar atitudes que valorizem o espetáculo. Podemos adequar nossos jingles sem alterar a melodia e sem perder a essência que é valorizar nosso clube e jogadores. Isso não é deixar de ser “duro” e “guerreiro”, é sim um passo à frente para evolução de comportamento em relação ao esporte e ao clube que tanto amamos. Sabemos que todas as torcidas de nosso país tem atitudes semelhantes (e algumas até bem piores na verdade) a esta que tanto nos prejudicou, mas podemos mostrar que SOMOS MAIORES adotando atitudes simples que só vão acrescentar ao espetáculo. Não podemos perder essa oportunidade! Estamos diante de um marco. De algo que como a construção da Arena esta elevando nossa história a outro patamar. É obvio que nossa imagem esta em evidência, exposta a todos para as mais variadas conclusões. De agora em diante temos a oportunidade de dar exemplo, de sermos a referência. Ou podemos tentar “remar contra a maré” e mostrar como somos “durões”. Cada um pode fazer sua parte! #vamosaoestadio #racismonao #vamosmudarofutebol #dalhegremio #compartilhe Por Adriano Prando.
Um comentário :
Um novo gremismo
Injustiça! Todos nós gresmistas estamos com esse sentimento engasgado, encrustado, machucando por dentro como uma ferida aberta. Óbvio que estamos presenciando mais uma vez nossa instituição ser usada como “bode espiatório” pela justiça desportiva do centro do país. Mas precisamos analisar o contexto. Compreendemos que estamos sendo punidos por erros que são cometidos por torcedores de tantos outros clubes desse país. Mas nós também cometemos tais erros. Tá! Mas foram três ou quatro! Mentira! ... Mas foi só a geral (que por sinal esta cheia de problemas também). Errado!
Que esse incidente trágico faça com que reflitamos e, mais uma vez, sejamos pioneiros em nosso país (como já fomos com os jingles na torcida, avalanche e outras tantas atitudes de épocas passadas) com uma mudança completa de atitude de torcida. Temos um estádio de primeiro mundo, espelhemos então nosso comportamento com o de lá. Todos nós que vamos ao estádio temos discernimento suficiente para entender quando um jogador simula uma falta, faz “cera”, provoca o adversário, enfim, percebemos quando tem atitudes anti-desportivas acontecendo. Devemos vaiar este tipo de atitude, mesmo quando for para com jogadores do Grêmio. Devemos também aplaudir e valorizar atitudes que valorizem o espetáculo. Podemos adequar nossos jingles sem alterar a melodia e sem perder a essência que é valorizar nosso clube e jogadores. Isso não é deixar de ser “duro” e “guerreiro”, é sim um passo à frente para evolução de comportamento em relação ao esporte e ao clube que tanto amamos. Sabemos que todas as torcidas de nosso país tem atitudes semelhantes (e algumas até bem piores na verdade) a esta que tanto nos prejudicou, mas podemos mostrar que SOMOS MAIORES adotando atitudes simples que só vão acrescentar ao espetáculo. Não podemos perder essa oportunidade!
Estamos diante de um marco. De algo que como a construção da Arena esta elevando nossa história a outro patamar. É obvio que nossa imagem esta em evidência, exposta a todos para as mais variadas conclusões. De agora em diante temos a oportunidade de dar exemplo, de sermos a referência. Ou podemos tentar “remar contra a maré” e mostrar como somos “durões”. Cada um pode fazer sua parte! #vamosaoestadio #racismonao #vamosmudarofutebol #dalhegremio #compartilhe
Por Adriano Prando.
Postar um comentário